Quarta etapa da obra do Centro de Eventos está 25% concluída e deve ser entregue em maio

Foto: Beto Albert (Diário)

A quarta etapa da obra do Centro de Eventos está 25% concluída e deve ser entregue até maio deste ano, segundo a prefeitura. O investimento é de cerca de R$ 2,2 milhões. Após essa fase, uma licitação deve ser lançada para contratar a empresa que será responsável pela realização da última parte do serviço. Desde o início da construção, em 2007, a finalização do espaço, localizado junto ao Centro Desportivo Municipal (CDM), é aguardada pela comunidade de Santa Maria. Nestes 17 anos, já se passaram vários governos municipais e apenas três etapas da obra foram terminadas.

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

– É importante finalizar o Centro de Eventos por todo o recurso do contribuinte que já foi investido. Enquanto gestão, recebemos essa herança, digamos assim, e nosso papel e dever é dar continuidade e finalizar a obra. O Centro de Eventos será uma alternativa de espaço para a cidade fazer grandes feiras, talvez, até eventos esportivos. Vai ser uma alternativa para a cidade que é uma das maiores do Estado e, hoje, não tem um espaço comporte grandes eventos e que seja de domínio público – afirma Gilvan Ribeiro, secretário de Esporte e Lazer de Santa Maria.

Quarta etapa da obra deve ser finalizada até maio

O trabalho na quarta etapa da obra, na verdade, já havia sido iniciado em 2020, com previsão inicial de conclusão de 10 meses e investimento de R$ 2,7 milhões. Os serviços atrasaram e o prazo contratual com a Bragagnolo Construção Civil Ltda, de Erechim, terminou na metade de 2021, quando houve a rescisão do contrato.

Em 2023, uma nova licitação foi lançada. A empresa Eletrotec Soluções de Energia Ltda foi contratada e, no segundo semestre, a obra foi retomada.

Nesta etapa, estão sendo feitas instalações elétricas, alvenaria, revestimentos, instalações sanitárias, instalação de esquadrias, contenção da rampa norte e revestimento da fachada norte.

– Acreditamos que, com isso, a obra vai ficar mais preservada até o início da quinta etapa porque o prédio vai ficar fechado e seguro – explica o secretário.

O prazo de término da quarta etapa era março, mas a empresa pediu um aditivo de 60 dias em função do excesso de chuvas e do recesso de final de ano. Por isso, a entrega foi prorrogada para maio.

Foto: Beto Albert (Diário)

Secretário tem expectativa de lançar licitação da última fase em 2024

Na última etapa da obra, será feita a instalação elétrica do segundo pavimento, o Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI) e os acabamentos na parte interna do prédio. Segundo Ribeiro, a expectativa é lançar a licitação em 2024.

– Estamos trabalhando nas planilhas para finalizar o orçamento da quinta etapa. Terá que ter um aporte do município e teremos que buscar também recursos fora. Certamente, vai ser uma etapa bastante elevada, em termos de recursos. Mas, queremos fazer a licitação da quinta etapa neste ano para que não tenhamos esse hiato de tempo e a obra, novamente, fique abandonada, à mercê das pessoas que acabam invadindo e depredando o patrimônio público. Queremos dar continuidade para, finalmente, depois de 20 anos (desde que foi anunciado), finalizar o tão sonhado Centro de Eventos – relata o secretário.

Foto: Beto Albert (Diário)

Mesmo com as obras, pista de caminhada segue funcionando

A pista de caminhada segue funcionando normalmente durante todos os dias. Após a rescisão do contrato com a primeira empresa que assumiu a quarta fase, a prefeitura, em parceria com o Exército, realizou a limpeza do local, pois havia diversos entulhos da obra atrapalhando a circulação. Posteriormente, o piso da pista foi revitalizado e a iluminação no entorno da área de caminhada recebeu melhorias.

Na manhã desta quinta-feira (29), porém, enquanto o Diário estava no local encontrou pontos de água parada nas gramas em volta da pista de caminhada e descarte irregular de lixo.

O secretário Gilvan informou que a prefeitura vai solucionar o problema dos resíduos na sexta-feira (1º de março). Segundo ele, já havia sido feito um pedido, inclusive, para retirada do lixo. Com relação à água parada, um produto para evitar a proliferação de mosquitos está sendo aplicado pela equipe do CDM.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Divulgado laudo sobre denúncia de suposto estupro de cão em Santa Maria Anterior

Divulgado laudo sobre denúncia de suposto estupro de cão em Santa Maria

Aniversário a cada quatro anos? Santa-mariense que nasceu em 29 de fevereiro conta como comemora a data Próximo

Aniversário a cada quatro anos? Santa-mariense que nasceu em 29 de fevereiro conta como comemora a data

Geral